(31) 98410-3851

Otites em cães e gatos
 
Grande parte dos cães e gatos irão apresentar algum tipo de doença otológica no decorrer de suas vidas, dentro destas a otite externa é responsável pela maior parte dos atendimentos veterinários direcionados a otologia.

O que é otite?

Otite é a inflamação do ouvido externo, médio ou interno, que geralmente cursa com infecção por fungos, bactérias e/ou ácaros. A otite externa ocorre quando o processo inflamatório e infeccioso atingem o canal auditivo externo, e é mais comuns na espécie canina. Já a otite média, muitas vezes é consequência da otite externa e envolve outras estruturas, como membrana e bula timpânica, acometendo com maior frequência a espécie felina. 

Quais os principais sinais da otite?

  • Vermelhidão, escurecimento e/ou espessamento da parte interna das orelhas; 
  • Dor à palpação dos ouvidos e irritabilidade;
  • Ulceração e feridas;
  • Excesso de secreção (cerúmen);
  • Mau cheiro;
  • Balanço de cabeça com frequência; 
  • Coceira e incômodo intensos.
 
Nos casos mais graves, em que há o acometimento do ouvido médio/interno, o animal pode apresentar também perda de equilíbrio, andar em círculos e outros sinais neurológicos. 

Como é feito o diagnóstico das infecções de ouvido nos cães e gatos?

A otoscopia e avaliação parasitária e citopatológica do cerúmen são condutas que possibilitam a diferenciação entre os diversos tipos de otites. Dessa forma, o animal poderá ser submetido ao tratamento mais adequado. 
 
Em casos mais complexos, pode ser necessária a realização de outros procedimentos, como exames de imagem (tomografias e fibrotoscopia) e lavagem ótica, com o animal sedado.

Qual o melhor tratamento para otite?

O tratamento varia de acordo com a causa da otite. Geralmente são prescritos medicamentos tópicos e produtos para a limpeza dos ouvidos.   
 
Os antibióticos orais, na maioria das vezes, são prescritos apenas nos casos das otites médias/internas, sendo importante a realização prévia da otocultura e antibiograma.
 
Glicocorticoides orais também podem ser prescritos no início do tratamento, para alívio da dor e melhora mais rápida da inflamação, especialmente quando há estenose dos condutos auditivos e nos casos de infecções por bacilos, como Pseudomonas aeruginosa e Proteus mirabilis.

Por que meu animal sempre tem infecção nos ouvidos?

A maioria das otites são secundárias a outras patologias e condições pré-existentes, como alergias, distúrbios endócrinos, pólipos inflamatórios, nódulos e corpo estranho. Tais condições, quando não controladas ou eliminadas, são capazes de promover a perpetuação, recorrência e agravamento do quadro. 
 
Portanto, é importante que, caso a otite seja recorrente mesmo após o tratamento correto, o médico veterinário procure qual a causa de base. Dessa forma, o tratamento será mais assertivo, o que reduz consideravelmente as chances de recorrência. 

M.V. MSc. Vanessa Stuart Marques

CRMV-MG 13542

Atenção! 

O médico veterinário dermatólogo é o mais indicado para cuidar da saúde dos ouvidos do seu pet.

Dra Vanessa Stuart 

Médica Veterinária Dermatóloga
           CRMV-MG 13542
 
Sobre Dra Vanessa Stuart
Graduação e Mestrado pela Universidade 
Federal de Minas Gerais.
Endereço consultório:
Rua Dr Júlio Otaviano Ferreira, 1036 – Cidade Nova – Belo Horizonte
© Todos os direitos reservados – ® Dra Vanessa Stuart – 2022
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Dra Vanessa Stuart - Dermatologia Veterinária